quarta-feira, 3 de abril de 2013

EDITORIAL - AUMENTO PARA MAGISTRADOS E PROCURADORES


Ontem, por unanimidade, a Assembléia Legislativa do RS aprovou o aumento para desembargadores do Tribunal de Justiça e Juízes do Tribunal Militar do Estado; dos membros do Ministério Público; dos defensores públicos , entre outros. Em 2013 os vencimentos serão de mais de 25 mil reais. Ano que vem sobem para 26 mil. Já em 2015, chegarão a 27 mil. 

É claro. Ninguém em sã consciência pode dizer que essas pessoas não devam ganhar bem. Qualquer membro do Judiciário e do Ministério Público, assim como pessoas eleitas para cargos públicos, devem ser bem remuneradas. A alta remuneração dessas atividades, além de cumprir o objetivo primordial de compensar a complexidade das atividades, se deve também a uma prevenção que se faz para que tão importantes cargos sejam mais difíceis de fraquejar diante da oferta de propinas e subsídios ilegais. Pagar bem essas pessoas é sim um fundamento e uma segurança democrática.

O que nos deixa abismados é que, em comparação a remuneração desses importantes servidores públicos, que tiveram um substancial aumento aprovado pela totalidade dos deputados estudais, vemos o governo do Estado fazendo das tripas coração para não pagar a miséria do piso do magistério, que é de 1.5000 reais. Na escala de valores sociais, o Juiz e o Promotor tem papel tão relevante quanto o professor. Os professores, entretanto, são tratados a pão de ló, enquanto os outros recebem bons salários.

Não podemos nos indignar por um magistrado ganhar bem, mas, vendo o quanto eles ganham, podemos nos indignar com o quanto os professores ganham. Não há maior desproporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário